• A manutenção do material de construção
Pesquise sobre a necessidade ou não de gastar muito dinheiro e esforço para manter as condições do material ao longo do tempo. A madeira, por exemplo, requer uma manutenção maior e dedetização periódica para não atrair cupins.
• O tempo de vida do material de construção
É importante ter ideia da resistência do material escolhido e para que locais ele é indicado. Os pisos, por exemplo, possuem um índice (PEI) que informa sua resistência a uma série de fatores, como ambientes internos e externos, locais úmidos ou não, tráfego etc.
• O material precisa ser adequado ao clima da região
Há materiais cuja vida útil e performance variam em função do clima do local em que são usados. Por isso, antes de comprar procure se informar sobre quais materiais podem não ser adequados para a região que você mora. Pisos de madeira, por exemplo, não são muito indicados para locais que sofrem muita variação de temperatura, pois tendem a deformar e estalar.
• Pedreiros e mão-de-obra de qualidade
Há mão de obra disponível e capacitada no local da obra para usar o material escolhido e realizar um serviço de qualidade? Não adianta selecionar um material maravilhoso e colocá-lo na mão de um pedreiro que não saberá manuseá-lo. O porcelanato, por exemplo, requer um trabalho mais minucioso e cuidadoso, bem como a colocação de pastilhas de vidro.
• Compre em lojas de material de construção de confiança
Outro passo importante é comprar os produtos de fornecedores ou lojas de confiança, que trabalhem com materiais de qualidade, possuam compromisso de entrega e preços compatíveis com o mercado.
• Solicite vários orçamentos e pesquise preços antes de comprar
Antes de comprar tudo, pesquise preços e peças orçamentos em várias lojas de material de construção diferentes. Muitas vezes a diferença de preço entre elas pode ser exorbitante. Além disso, é indicado fazer o levantamento da quantidade de material com o acompanhamento de um profissional. Se a obra for gerenciada por um engenheiro ou mestre de obra, são eles a quem o cliente deve recorrer no momento de quantificar o material para evitar gastos extras inesperados depois, que comprometem todo o orçamento.